Ás vezes chega um momento em nossa vida que temos que tomar decisões importantes, e quando colar os pais, avós ou tios em uma casa de repouso (asilo) é extremamente delicado e importante. Isso porque estamos numa era de correria, e com nossas atividades cotidianas não temos condições de dar o cuidado e atenção necessário. Então nos vemos nessa decisão. Porém, hoje existe asilos com uma estrutura invejável (melhor que nossas casas) que tem o ambiente perfeito para nossas vovozinhas e pais.

Mas quero apresentar uma serie de fatores importantes para escolhermos a Casa de Repouso correta.

Asilo 2

Itens importantes a serem avaliados na escolha de uma Casa de Repouso ou Asilo.

  • Acomodações: avalie se a estrutura é confortável, com fácil acesso a cama e aos banheiros, e se dispõe com barras, corrimãos e rampas oferecendo maior segurança para os idosos. E lembre-se de conferir a limpeza dos locais (como cozinha, banheiros e etc).
  • Atividades Extras: Confira se a casa oferece algum tipo de atividade como: aulas de costura e biscuit, palavras cruzadas, aulas de yoga e por fim uma televisão para companhar as novelinhas. Isso é importante para manter a cabeça ativa.
  • Área de Lazer (ambiente externo): Ambiente é importante ser agradável não só para quem mora mas também para quem visita. Imagina-se, no final de semana você irá vistar e levar sua família e espera encontrar um local agradável que gere uma sensação de querer voltar sempre.
  • Alimentação: Veja se a cozinha é estrutura e se já tem disponível de uma cardápio mensal, se ela possuir isso mostrar um planejamento e preparo na condução da cozinha. E busque ir no local sem data marcada para ver as reais condições da comida, e para constatar a qualidade da comida experiente e tire suas conclusões.
  • Equipe de Assistência: Por fim e muito importante, confira a equipe de apoio e veja quais profissionais compõe. É indispensável a presença de um médico, fisioterapeuta e enfermeiras. Isso é segurança de que nossos entes queridos estão sendo bem cuidados, e num eventual situação de crise estão preparados para dar o suporte.

Não deixe de vistar pelo menos 4 casas. E depois faça um levantamento dos pontos fortes e fracos, logico, levando em conta o preço oferecido. Com essas dicas fica fácil escolher um novo lar…