Para muitos dessa geração, a entrada no vestibular é garantia de sucesso profissional, financeiro e garantia de uma vida melhor e com regalias. Porém, sofrem com ansiedade e pressão de entrarem e conquistarem tudo que desejam. E esses sentimentos são vilões e atrapalham na hora de fazer as provas e até mesmo de chegar no local da prova. Pois bem, confira algumas dicas para combater a ansiedade para as provas do Vestibular.

ansiedade prova vestibular

Com dicas de especialista e psicólogos você é capaz de vencer a ansiedade e tensão que surge em nossa mente antes e durante a prova. Na verdade, esse é o nosso maior vilão, nossa mente. Então, confira as dicas de como lidar com essa situação:

  • Gerenciar emoções: porque o stress e a ansiedade mal administrada bloqueiam a inteligência e prejudica seu desempenho no vestibular. Ou seja, você precisa conhecer seus limites, estar preparado (ou seja, estudar bastante) para que durante a prova não venham pensamentos como: “Não estudei o suficiente” ou “Não estou pronto” e etc.
  • Durma bem: um fator que combate o stress e estar a com a saúde em dia. Se a ansiedade não deixa você dormir, pratique esportes que isso ajudará a gastar energia e provocar um cansaço para dormir.
  • Faça o percursos da prova: não é de se assustar que muitos alguns chegam atrasados nas provas e acabam perdendo um ano de estudo por detalhes, porque ás vezes a ansiedade é tanta que acabam esquecendo o local de prova, se perdem, acham que sabe mas na hora é outro local. Ou seja, é importante investir um tempo e ver qual é a escola e local de prova, fazer o percursos, tudo isso para evitar surpresas no dia “D”.

Seu futuro profissional não é 100% dependente da faculdade. Isso é importante para forjar seu conhecimento teórico, mas o caso do insucesso não é um fracasso, pois muitas vitorias e conquistas vem pós derrota. Vemos na vida de Thomas Edson que descobriu a lâmpada depois de 1000 tentativas. Se prepara, estude e você conquistará tudo que almeja.