Está prestes a chegar no Brasil uma empresa alemã que fará medições de audiência de quantas pessoas estão assistindo a televisão, tanto da rede aberta quanto na rede paga, a empresa se chama GfK e terá o papel complicado de fazer frente ao Ibope. Rede grande de televisão como Record, SBT, Band e RedeTV já assinaram contrato de 5 anos com a empresa justamente para aferir e comparar com os dados mostrados com pela Ibope.

Abaixo veremos como será feita essa medição, quem é a GfK e mais.

gfk-audiencia-tv

A medição de audiência pela GfK será feita por amostragem, onde colocará um aparelho de medição em 6.000 casas com o aparelho peoplemeter (que faz a medição), sendo 1.600 somente na grande São Paulo. As casas serão escolhidas por amostragem.

A GfK como já dissemos é uma empresa alemã, criada no ano de 1934, sendo a quinta maior empresa do mundo desse segmento e a maior na Alemanha.

Isso faz bem para o mercado que nunca é bom deixar somente uma empresa “dominar”um setor. E nós, só temos a ganhar de realmente saber os dados reais das medições, e para empresas que fazem suas publicidades na televisão é melhor ainda, porque podem se basear em outros dados de audiência (já que os valores que elas pagam são vinculados com a audiência).